Selma: Diga não ao preconceito

16:27 0 Comments A + a -

    

      O filme Selma, dirigido por Ava DuVernay e tendo como ator principal David Oyelowo no papel de Martin Luther King Jr., se passa no estado do Alabama nos Estados Unidos. O filme retrata a negação do direito mais básico do cidadão, o direito ao voto. Baseado em uma história real, ganhou vários prêmios e reconhecimento mundial.
     A história do filme é retratada em um país em que o preconceito ainda é algo muito grande. Após vários acontecimentos que impediram os negros de votarem, eles planejaram fazer uma marcha pacífica por algumas cidades para que pudessem ter o direito civil básico reconhecido pelo estado (o voto), mas são fortemente reprimidos pela polícia. Logo, em um dessas manifestações que a polícia fez uma barbárie, os policiais começam a bater violentamente nos negros, sem qualquer motivo para isso. É então que um deles apanha muito e quando tenta se levantar é morto por um tiro. Após uma missa realizada por Martin, resolvem que as manifestações pacíficas não podem parar, e eles tentam conseguir o direito para honrar a morte deste integrante morto pelos policiais.     
     Acabam pedindo a  ajuda de todos que apoiam o movimento e também para as outras pessoas que sofrem preconceito por sua raça, cor ou religião. Eles recrutam um número máximo de pessoas para que assim possam atravessar a ponte de Edmund Pettus Bridge. A polícia abre passagem para que eles possam passar, mas o líder, Martin Luther King Jr. ( David Oyelowo), rapidamente desiste da ideia, pois achava que era uma armadilha e que a polícia iria dispersar eles novamente. Martin fala com o presidente e, finalmente, consegue realizar a passeata até a prefeitura. Assim, direito ao voto é concedido aos negros.
     Um filme muito bom que nos faz pensar sobre o preconceito que ainda existe nos dias de hoje. É realmente um longa-metragem de superação e mostra a luta de pessoas para que elas sejam permitidas a realizar uma das coisas mais básicas em nossa sociedade: votar!


                                                                                                                          Douglas Lumertz