Hierarquia governamental brasileira
Todo o território brasileiro é governado pelo Estado. Quando falamos em estado, estamos falando nos 27 estados que existem dentro do Brasil. O Estado é o poder que administra o país e aqui no Brasil esse Estado é dividido em três poderes:- Executivo
- Legislativo
- Judiciário
Essa estrutura do Estado dividido em três poderes foi criada há muito tempo, no século XVIII por um pensador francês chamado Montesquieu, e ela passou a ser uma característica da República, que é o sistema político seguido pelo Brasil e tantos outros países, como os Estados Unidos.
Poder Legislativo
Essa é a parte do Estado que tem como função elaborar e modificar as leis, tanto as leis constitucionais, que valem para o país todo, como as leis menores, que são válidas apenas nos municípios.
O poder Legislativo do país é composto pelos deputados estaduais, deputados federais e senadores. Já o poder Legislativo dos municípios é composto pelos vereadores. Todos esses cargos que compõem o poder são também chamados de parlamentares.
Poder Executivo
É o poder Executivo que vai executar as leis feitas pelo legislativo. É o responsável por colocar as leis e políticas sociais em prática. Fazem parte do poder Executivo: os prefeitos, que administram os municípios; os governadores, que administram os estados; e o presidente da República, que administra o país.
Poder Judiciário
Esse poder é responsável por avaliar as leis criadas pelo Legislativo, observar se elas obedecem à Constituição Federal e também é responsável por julgar todos os tipos de crime (roubo, sequestro, assassinato, etc.) e dar a sentença de prisão para os infratores da lei.
O poder Judiciário é representado pelos juízes e desembargadores, tem como instância máxima o Supremo Tribunal Federal (STF), ou seja, precisam sempre obedecê-lo, e é o único dos três poderes em que as pessoas que lá trabalham não são eleitas democraticamente pelo povo através de eleições, mas sim através de concursos públicos.
Fonte: Estudokids - Os três poderes
Dimas Olympio